quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Carboidratos, glicídios ou glúcides





Os carboidratos são compostos orgânicos simples ou, então, formados pela polimerização (combinação de numerosas moléculas pequenas) de monossacarídeos, dentre as quais a glicose é o mais comum. Por hidrólise, tais compostos acabam redundando quase sempre, em grande número de moléculas de glicose independentes. Talvez isto justifique a tendência de se chamar aos carboidratos, em geral, de açúcares.
Os carboidratos são substâncias energéticas, pois a oxidação dos mesmos na célula libera razoável quantidade de energia. O amido é o produto de armazenamento energético das plantas enquanto o glicogênio exerce papel semelhante nos animais.

CLASSIFICAÇÃO DOS GLICÍDIOS


OSES (monossacarídeos)* :


Trioses - 3 carbonos
Tetroses - 4 carbonos
Pentoses - 5 carbonos (ribose e desoxirribose)
Hexoses - 6 carbonos (glicose, frutose e galactose)
Heptoses - 7 carbonos.


OSÍDEOS


Simples (Halosídeos) :
- Oligossacarídeos (polímeros de poucas oses)
ex: sacarose, maltose, lactose, celulose
- Polissacarídeos (polímeros de muitas oses)
ex: celulose, amido, glicogênio

Complexos (Heterosídeos) : Possuem também nitrogênio.
ex: coniferina e digitalina.**


* As oses são, na verdade, pequenas cadeias de carbono contendo diversos radicais OH, pelo que se qualificam como POLIÁLCOOIS.

**Na grande maioria das vezes os carboidratos são compostos ternários, formados apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Existem poucos carboidratos complexos quartenários, que contêm também nitrogênio, como sucede com a coniferina, extraída de plantas coníferas e da qual se obtém a baunilha, e a digitalina, substância medicamentosa de emprego no tratamento de doenças cardíacas.

Um comentário: