domingo, 16 de agosto de 2009

A pré-história




Linha do tempo que mostra os principais fatos ocorridos na pré-história mundial, incluindo a brasileira:


(Linha do tempo, FONTE: Oficina de História: história integrada, livro de Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda)



Quais as hipóteses para a primeira ocupação humana na América?

1. O homem americano teria surgido no lento processo da evolução das espécies, ao sul do continente, na região da Patagônia. Tal processo seria contemporâneo ou até mesmo anterior àquele verificado na África, há mais de 100 mil anos.


2. O estreito de Bering, que separa a Ásia da América, teria sido uma das "portas de entrada" através da qual grupos de caçadores penetraram o continente.


3. A navegação em pequenas canoas pelo Pacífico, seja pelas ilhas da Polinésia, seja pelo norte do oceano, também é apontada como possibilidade de acesso à América.



Quais os papéis do homem e da mulher no Paleolítico?

Tanto o homem quanto a mulher eram responsáveis pela principal atividade humana do Paleolítico: encontrar alimentos.

O homem se distanciava dos acampamentos em busca da caça, enquanto a mulher, que procriava e cuidava dos filhos, geralmente permanecia nas proximidades dos acampamentos, coletando raízes, grãos e frutos e defendendo as crianças e os mais velhos dos ataques de animais.


Qual o papel do fogo para os primeiros humanos?

O uso sistemático do fogo, que os arqueólogos crêem ter se iniciado há cerca de 500 mil anos, passou também a distinguir o homem dos outros animais. Graças a ele, as cavernas e as moradias contruídas pelos humanos contavam com uma fonte de luz e calor. O fogo propiciou também aos primitivos seres humanos a possibilidade de cozinharem seus alimentos, dando-lhes mais sabor e durabilidade, e, mais tarde permitiu a fundição de metais.

Quais as relações entre agricultura e sedentarismo?

A agricultura obrigava os homens a uma existência sedentária. Eles tinham de se fixar para cuidar da terra. Era preciso trabalhar diariamente: preparar a terra, semear e colher.

Que modificação a Revolução Agrícola provocou nas relações entre homem e mulher?

A agricultura sistemática acabou provocando mudanças nas relações entre o homem e a mulher. Os homens assumiram a responsabilidade de trabalhar nos campos e domesticar os animais, atividades que os mantinham longe de casa. A mulher permanecia na retaguarda, cuidando dos filhos, tecendo as roupas, preparando queijo a partir do leite e realizando outras tarefas domésticas. Com o tempo, conforme se percebia a importância do trabalho desempenhado fora da casa, os homens começaram a assumir o papel dominante na sociedade.


Discrimine as diferentes interpretações para a arte rupestre.

Em primeiro lugar, falou-se de arte pela arte. Os homens teriam sido levados a pintar por um "sentimento inato do belo". Depois sugeriu-se que os moradores dessas cavernas tinham práticas mágicas: os desenhos serviriam para assegurar o sucesso da caça. Quando os artistas reproduziram animais cravados com uma lança, queriam que esse ato lhes proporcionasse sorte na caça; quando desenhavam um rebanho de animais, esperavam que isso tornasse a caça abundante.
Na década de 1960, pesquisadores tentaram enxergar quais eram as relações subjacentes è prática de ornar as cavernas. Foi sugerido um sistema no qual os animais teriam valores simbólicos: o bisão estaria associado à representação do feminino, o cavalo ao masculino, etc.
Há ainda os que afirmam que os desenhos das cavernas têm uma estrutura, como se fosse uma linguagem.

(Bisões em pintura rupestre de Lascaux)


Estabeleça dois argumentos que justifiquem semelhanças entre a arte rupestre e a arte contemporânea.

A arte contemporânea é expressa sobretudo pelas obras figurativas e pela arte abstrata. Neste período também, os artistas deixaram de produzir obras com materiais tradicionais e passaram a utilizar qualquer material disponível.

Assim, a aproximação da arte contemporânea com a arte rupestre dá-se pelas formas rudimentares, os traços descuidados, salpicos de tinta, material improvisado e imagens abstratas que meramente figuram o objeto representado.

Além da arte pictórica, quais outras linguagens foram desenvolvidas pelo homem durante a Pré-história?

A linguagem do homem paleolítico se baseave em gestos, sinais e desenhos. Mais tarde houve o desenvolvimento da linguagem falada.

(Questões retiradas do livro: Oficina de História: história integrada, de Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda)

2 comentários: