quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os lipídios



Os lipídios compreendem um grupo de substâncias orgânicas onde se enquadram as gorduras, os óleos, as ceras e alguns hormônios chamados esteróides (hormônios sexuais e hormônios do córtex das glândulas supra-renais). Tal como os glicídios, os lipídios são também compostos energéticos, pois, na falta de glicose, a célula os oxida, conseguindo assim a liberação de considerável quantidade de energia para a ativação de seus trabalhos.
Os lipídios ou lípides são compostos orgânicos que têm natureza de ésteres, pois são formados pela combinação de ácidos (ácidos graxos*) com álcoois**.

* Ácidos graxos são ácidos orgânicos (ácidos carboxílicos) que revelam longas cadeias de carbono. Os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturados:
Os insaturados possuem uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono, permitindo que ainda recebam átomos de hidrogênio na molécula.

Os saturados não possuem qualquer ligação dupla entre os átomos de carbono, não tendo disponibilidade para receber mais átomos de hidrogênio.
EXEMPLOS: ácido palmítico, ácido oléico e ácido linoléico.
OBS: A ligação estérica se faz entre a carboxila (grupo COOH) do ácido e a hidroxila (grupo OH) do álcool.


** O álcool mais comumente encontrado na composição dos lipídios é o glicerol ou glicerina, que possui apenas três átomos de carbono. Ele pode estar combinado por ligações estéricas a uma, duas, ou três moléculas de ácidos graxos. Assim, se distinguem os monoglicerídeos, os diglicerídeos e os triglicerídeos.

CLASSIFICAÇÃO DOS LIPÍDIOS

GLICERÍDEOS

álcool: glicerol
compreende as gorduras e óleos

CERÍDEOS

álcool: superior ao glicerol (com mais carbonos)
compreende as ceras

ESTERÍDEOS ou ESTERÓIDES

álcool de cadeia fechada (colesterol)
compreende os hormônios sexuais e do córtex suprarenal

FOSFOLIPÍDIOS

contêm radical fosforado
compreendem a lecitina, cefalina e esfingomielina


OBS: Os fosfolipídios podem se enquadrar entre os glicerídeos ou não, mas possuem sempre radical fosforado (derivado do ácido fosfórico) integrando uma cadeia quase sempre também nitrogenada. Constituem exemplos a lecitina, integrante da membrana plasmática de todas as células animais e vegetais, a cefalina e a esfingomielina, encontradas na estrutura do encéfalo e da medula.

Os lipídios têm papel estrutural e energético na célula. Eles participam da formação da estrutura da membrana plasmática e de diversas outras, bem como são consumidos nas reações de oxidação do metabolismo celular para a liberação de energia.
Uma característica importante de todos os lipídios é a circunstância de não se dissolverem na água, sendo solúveis apenas nos chamados líquidos orgânicos, como álcool, éter clorofórmio e benzeno. Por outro lado os lipídios atuam como solventes de algumas vitaminas e outras substâncias lipossolúveis, de relevante importância para os organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário